II Simpósio

A Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV Nordeste) promove o seu segundo encontro em Fortaleza, no Ponta Mar Hotel, de 10 a 13 de novembro. O tema do Simpósio é “Valorização e Uso das Plantas da Caatinga”, destacando a importância e os mecanismos para conservação e uso dos recursos genéticos vegetais do bioma mais abrangente do Nordeste, não esquecendo os demais biomas da região. Serão apresentadas palestras e mesas redondas por especialistas renomados nacional e internacionalmente sobre temas inovadores, e promovidas discussões oferecendo opções e lançando desafios às instituições científicas e acadêmicas, ao setor privado e aos agentes de fomento.

Serão abordados temas como o novo marco legal da biodiversidade; conservação, avaliação e caracterização de germoplasma in situ e ex situ, essenciais para a preservação da Caatinga; identificar necessidades de coleta; conservação e uso de germoplasma e, ainda, explorar o potencial de uso das plantas do semiárido na biofortificação de alimentos e no fortalecimento da agrobiodiversidade, principalmente como fonte de germoplasma tanto para a própria agricultura tradicional quanto para o suprimento de genes para plantas cultivadas em sistemas intensivos, sobretudo na perspectiva da redução do uso de pesticidas.

De antemão, foi feita uma parceria com o artista Klévisson Viana (cordelista, desenhista, autor e compositor cearense) que estilizará as imagens do evento, criará uma mascote e comporá um Cordel envolvendo as plantas da Caatinga, ciência, pesquisa e o povo nordestino.

Outro aspecto importante será a participação dos alunos de graduação e pós-graduação das Universidades Federal e Estadual do Ceará na organização e apoio antes e durante o Simpósio, de modo que esses alunos conheçam e aprendam as particularidades da construção de um evento técnico-científico e que se sensibilizem com a importância de nossos biomas. Além disso, verão a necessidade de preservação do ambiente e de conservação dos recursos genéticos, principalmente visando os múltiplos usos dos mesmos, desde a agricultura tradicional à indústria.

Na era das redes sociais, o evento não poderia ficar de fora. No último dia 28 de abril (Dia Nacional da Caatinga), foi colocada no ar uma página do II Simpósio da RGV Nordeste no Facebook, a qual teve um impacto muito relevante, pois em apenas dois dias alcançou 250 curtidas (pessoas interessadas). Verificando quem são essas pessoas constatou-se que todas fazem parte do público alvo, portanto, potenciais participantes. Nas primeiras reuniões acerca desse evento, estimou-se uma participação de 300 pessoas.

Enfim, certamente teremos um Simpósio enriquecedor e esperamos contar com a presença e participação de pesquisadores, professores, alunos da graduação e da pós-graduação, profissionais liberais, produtores, extensionistas e ONGs que têm interesse na conservação e uso de recursos genéticos vegetais do Semiárido brasileiro.

2º Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste