RGV Nordeste

A Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV Nordeste) se originou da Rede de Recursos Genéticos Vegetais da Bahia (RGV Bahia).

A RGV Bahia foi concebida em 2005, como resultado de uma discussão com professores e pesquisadores do Estado da Bahia, sob a liderança do professor Roberto Romão, da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS-BA). Naquela ocasião foi idealizado o I Workshop de Recursos Genéticos Vegetais da Bahia, realizado na Fundação Luiz Eduardo Magalhães, em Salvador-BA.

A partir de então, foram realizados outros três eventos relacionados à Rede de Recursos Genéticos Vegetais da Bahia (RGV Bahia), sendo o segundo em 2006, em Ilhéus, na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC-BA). O III Simpósio da RGV Bahia ocorreu na Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB-BA), em 2008, e o IV na Universidade Estadual da Bahia, campus de Juazeiro (UNEB-Juazeiro), em 2011. Em todos os eventos, contou-se com um grande número de profissionais, pesquisadores e professores, além de estudantes de graduação e especialmente de pós-graduação das principais Universidades da Bahia.

Durante o evento realizado em Juazeiro (IV RGV Bahia), foram organizados grupos de trabalho para aprofundar a análise da situação da RGV Bahia e como a mesma deveria ser imaginada para atender as demandas futuras e, assim, foi sugerida que a Rede, que tinha apenas a jurisdição da Bahia, deveria ampliar sua ação para o Nordeste Brasileiro. A recomendação foi aprovada na Assembleia Geral do dia 2 de dezembro de 2011, passando a mesma a ser designada de Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste (RGV Nordeste). Enfim, a RGV Nordeste originalmente foi RGV-Bahia, que também foi uma das inspirações para criação da Sociedade Brasileira de Recursos Genéticos – SBRG.

É importante salientar que a RGV Nordeste conta com a interlocução com professores de várias Universidades do Nordeste brasileiro, notadamente dos cursos de pós-graduação em Ciências Agrárias, além das Unidades da Embrapa, principalmente a Embrapa Semiárido, Embrapa Tabuleiros Costeiros e a Embrapa Agroindústria Tropical.

O primeiro encontro da RGV Nordeste aconteceu em Cruz das Almas-BA, contou com uma relevante programação, com palestras nos diversos segmentos dos recursos genéticos e conferencistas renomados. Contou com a inscrição de cerca de 150 participantes e foram apresentados 177 trabalhos.

A expectativa para Fortaleza é maior!

2º Simpósio da Rede de Recursos Genéticos Vegetais do Nordeste